ENCERRADO: Revista Subversa Chamada 04 – Sejamos p****gráficos? (Poesia, Gratuita) – 30.03.25

Continua após a nossa divulgação literária...

Espaço publicitário literário
Concursos Literários da Casa Brasileira de Livros

Copiado de https://www.linkedin.com/in/selecoes-literarias/

Propriedade intelectual do site Seleções Literárias

#SeleçõesLiterárias — Vai até 30.03.25 a seleção de textos para a Revista Subversa Chamada 04 – Sejamos p****gráficos, a ser publicada pela Revista Subversa. Proposta: “A poesia tem sido associada à p****grafia ao menos desde a República de Platão. Isso, ao menos, se é adotado um uso amplo de “p****grafia”, segundo o qual esse termo diz respeito ao que é excessivamente emocional e ligado à animalidade dos seres humanos, isto é, os assim chamados “animais lógicos”. Num sentido mais restrito, “p****grafia” diz respeito ao que explicitamente descreve ou representa práticas sexuais. Não foram poucos, ao longo da história da poesia, os poemas associáveis a algum desses ou outros sentidos de “p****grafia”. Evidência disso é dada por poemas de uma Safo, poemas de um Catulo ou, mais recentemente, por poemas de uma Espanca ou pelo poema, “Em face dos últimos acontecimentos”, de Drummond, cujo primeiro verso é “Oh! sejamos p****gráficos”.

Inspirada por esse verso, está aberta até o dia 30 de março uma chamada para publicação de poemas na Subversa que tratem de modo mais ou menos direto da questão: Sejamos p****gráficos? Uma lista não exaustiva de temas que podem ser abordados inclui a relação entre p****grafia e: logos; consentimento; estupro; desejo; inconsciente; cristianismo; feminismo, seja esse anti-p****grafia (à moda de uma MacKinnon), pró-p****grafia (à moda de uma Rubin) ou desenvolvido à luz de perspectivas contemporâneas mais nuançadas; repressão e/ou libertação sexual; práticas sexuais desviantes no bom e no mau sentido de “desviantes”; a própria definição de “p****grafia” bem como sua possível ou não distinção de termos como “erotismo” ou mesmo “amor” etc.

O critério de seleção adotado será similar ao do último número. Privilegiaremos poemas que não sejam interpretáveis como poemas do reconhecimento ou modernistas normativos. As propriedades positivas que farão poemas serem selecionados serão determinadas à luz dos poemas enviados e descritas num texto que justificará a seleção e será publicado junto com os poemas selecionados.”

Tema


— Sejamos p****gráficos?

Tipo


— Poemas e artes.

Prazo para envio de textos


— Até 30.03.25.

Limites


— Candidatos podem submeter um único texto com máximo de mil palavras.

Inscrição (análise do texto)


— Gratuita.

Custo para autores selecionados


— Não há custo para autores selecionados.

Direitos para autores selecionados


— Publicação digital.

Veja como participar*: clique para ler o Edital



IMPORTANTE: O portal Seleções Literárias divulga seleções e concursos literários organizados por terceiros. Inscrições, recebimento de textos, resultados, e pagamentos são de responsabilidade exclusiva da entidade organizadora indicada em cada edital literário. Leia com atenção o edital do seu interesse e salve uma cópia dele. Boa escrita!