ENCERRADO: Revista Remate de Males – Vol. 44 nº 2 (Autores doutorados, Artigos, Gratuito) – Até 28/02/2025

Extraído do https://selecoesliterarias.com.br

#SeleçõesLiterárias
— Vai até 28/02/2025 a seleção de artigos científicos para a Revista Remate de Males – Vol. 44 nº 2, a ser realizada pela Revista Remate de Males.

Proposta/Sinopse: “No mundo agora, quais sujeitos se insurgem contra as guerras civis em curso? A guerra civil – Stasis – se tornou há tempos a condição dos acontecimentos políticos. Assim, os sujeitos se tornam uma figura de vital importância na luta pela democracia, visto que esta não é uma garantia dada a priori, mas, ao contrário, é uma luta singular em constante atuação, sempre sujeita a acidentes e contingências. Essa é a provocação que se inscreve como sugestão para esse dossiê temático: ler aquilo que se reinventa como uma deriva suspensa do tempo e da história. Uma leitura em descompasso capaz de esquartejar Narciso, a figura de um eu absoluto, para tocar alguma outra dispersão ontológica, um qual-quer frente a certo vazio significativo.”

Tema

Os artigos devem se projetar acerca das seguintes linhas de investigação ou que procurem expandi-las:
— Análise crítica de textos literários, obras audiovisuais, visuais, musicais e/ou performáticas produzidas ou exibidas/expostas durante processos históricos de repressão ou de mudança de regime político;
— Estudos sobre as apresentações/representações nas obras artísticas capazes de produzir novas subjetividades, refletindo acerca de suas relações com o Estado, o trabalho, a economia, a luta de classes, a sexualidade, o desejo, os corpos, a violência (social, racial, de gênero, de classe, étnica);
— Investigações concentradas ou comparadas em torno de alguma ideia de luta inscrita nas produções artísticas ou críticas que explore a ambivalência entre o ato e o gesto, a ação e a reflexão, o movimento e a pausa em períodos de transformações sociopolíticas.
— Estudos que apontem para umaarquifilologia, tal como sugere o crítico Raúl Antelo, cujo traço singular é compor um pensamento em ação, “uma pausa na luta”, perseguindoo queressalta Pasolini. Escreve Raúl Antelo, em A Ruinologia, pequeno ensaio publicado em 2016: “aarquifilologia é uma estratégia de emergência, é uma prática de escritura não-normativa que cristaliza o conflito num entre-lugar de ficção e teoria, ora como fusão de logose phoné, ora como emergência do discurso biopolítico. Não propõe uma leitura nem sincrônica nem diacrônica, mas anacrônica”.

Tipo

— Artigos.

Prazo para envio de textos

— 28/02/2025.

Limites

— Máximo 12 mil palavras. Mais detalhes na aba “Sobre”, em “Submissões”: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/about/submissions

Inscrição (análise do texto)

— Gratuita.

Custo para autores selecionados

— Gratuito.

Direitos para autores selecionados

— Publicação gratuita.

Veja como participar*: clique para ler o Edital


IMPORTANTE: O portal Seleções Literárias divulga seleções e concursos literários organizados por terceiros. Inscrições, recebimento de textos, resultados, e pagamentos são de responsabilidade exclusiva da entidade organizadora indicada em cada edital literário. Leia com atenção o edital do seu interesse e salve uma cópia dele. Boa escrita!