Veja na íntegra: https://www.linkedin.com/in/selecoes-literarias/
[Direitos Autorais de selecoesliterarias.com.br]
#SeleçõesLiterárias — Vai até 30.09.23 a seleção de contos para a Revista Contos de Samsara 11ª Edição, a ser publicada pela Revista Literária Contos de Samsara. Proposta: “Quer publicar o seu conto na Revista Contos de Samsara? Aproveite a chamada aberta! O conto de ter a palavra ASAS claramente grafada. Quer algumas inspirações para dar asas à imaginação?
1) Zoologia: Uma asa é um membro ou apêndice de um animal, morfologicamente adaptado para o voo independente. Também são chamadas “asas” as estruturas que auxiliam a locomoção terrestre ou aquática, como as asas das galinhas, avestruzes e pinguins e as nadadeiras peitorais de certos peixes.
2) Simbologia das Asas: O símbolo das asas se refere à liberdade e à leveza, estando ligado pela espiritualidade, à libertação da alma. Além disso, as asas simbolizam a inteligência, o espírito, a inspiração, a alma, o divino, o céu. Pode demonstrar a desmaterialização, a sutileza, o alívio ou a liberação da gravidade terrestre.
3) Pequenas asas, que vão longe: A libélula-laranja (Pantala flavescens) é considerada o inseto migratório que percorre a maior distância entre os que podem voar, podendo ultrapassar 18.000 km.
4) Mito de Ícaro: Na mitologia grega, Ícaro, herói grego e rseu pai Dédalo – arquiteto e inventor, responsável por projetar o labirinto em que vivia o Minotauro foram presos no labirinto. Para fugirem, Dédalo construiu asas feitas com penas de gaivotas e coladas com cera de abelhas. Os dois conseguiram sair voando. No entanto, Ícaro, ao ver-se livre e voando pelos céus, sentiu-se tão poderoso quanto um deus, e a ousadia lhe custou caro:
o calor do sol derreteu a cera e descolou as penas. Ícaro despencou diretamente no mar, onde morreu afogado.
5) Peixe alado: O peixe-voador (Exocoetus volitans) é uma espécie que vive em água salgada e possui nadadeiras peitorais muito desenvolvidas, o que lhe permite nadar em alta velocidade para fugir de predadores. Alguns peixes podem saltar para fora da água por até 45 segundos e se deslocar até 180 metros em um só impulso.”
Tema
— Palavra Chave: Asas.
Tipo
—Contos.
Prazo para envio de textos
— Até 30.09.23.
Limites
— Candidatos podem submeter um único conto. Textos devem ter mínimo de 300 e máximo de 1000 palavras.
Inscrição (análise do texto)
— Gratuita.
Custo para autores selecionados
— Não há custo para autores selecionados.
Direitos para autores selecionados
— Publicação digital.
Veja como participar*: clique para ler o Edital
IMPORTANTE: O portal Seleções Literárias divulga seleções e concursos literários organizados por terceiros. Inscrições, recebimento de textos, resultados, e pagamentos são de responsabilidade exclusiva da entidade organizadora indicada em cada edital literário. Leia com atenção o edital do seu interesse e salve uma cópia dele. Boa escrita!