Copiado de https://www.linkedin.com/in/selecoes-literarias/
Todos os direitos reservados.
Seu ip é 216.73.216.172.
#SeleçõesLiterárias — Vai até 31.07.23 a seleção de contos para a Revista Contos de Samsara 10ª Edição, a ser publicada pela Revista Literária Contos de Samsara. Proposta: “Vem participar da 10ª edição da Revista Contos de Samsara!
Para isso, basta escrever um conto com a palavra-chave MAÇÃ. Para ajudar você, preparamos uma chuva de ideias a respeito da palavra-chave desta edição:
1) Pseudofruto: A maçã é o pseudofruto pomáceo da macieira, árvore da família Rosaceae. É um dos pseudofrutos de árvore mais cultivados, e o mais conhecido dos muitos membros do gênero Malus que são usados pelos seres humanos.
2) Jardim do Éden: Apesar de tradicionalmente ser associada à maçã, é pouco provável que a árvore do Jardim do Éden, que prometia a quem dela comesse, o conhecimento do bem e do mal, desse este fruto. A maçã não era conhecida no Oriente Médio até a conquista da Pérsia pelos gregos, na época de Alexandre, O Grande, quando diversos elementos da cultura e agricultura europeia foram introduzidos lá. A propósito, nenhuma vez a maçã é citada na Bíblia como o fruto proibido – a expressão “fruto proibido” também não está no Gênesis.
3) Saúde: Incluir a maçã de forma frequente na alimentação traz benefícios: mantém a taxa de colesterol em equilíbrio, melhora a função digestiva, ajuda no controle de peso, previne o reumatismo e a gota, combate diabetes, melhora o viço da pele, faz bem para os sistemas nervoso e cardiovascular, evita doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson, combate o câncer, protege os dentes da incidência de cáries.
4) Branca de Neve: Uma das simbologias mais conhecidas relacionadas com a maçã, desde nossa infância, vem do conto de fadas Branca de Neve, a mocinha que, fascinada pela apetitosa maçã, acaba mordendo-a e caindo em sono profundo. Nesse caso, a maçã está associada ao fascínio, à tentação dos cinco sentidos, aos desejos mundanos, à hipnose e à materialidade.
5) Newton: Existe uma história acerca de Isaac Newton, que diz que este físico teria descoberto a lei da gravidade, enquanto descansava à sombra de uma macieira e, de repente, uma maçã caiu sobre a sua cabeça. Esse ocorrido teria feito com que Newton se desse conta da existência da lei da gravidade.
Ficaremos felizes em receber seu conto!”
Tema
— Palavra Chave: Maçã.
Tipo
—Contos.
Prazo para envio de textos
— Até 31.07.23.
Limites
— Candidatos podem submeter um único conto. Textos devem ter mínimo de 300 e máximo de 1000 palavras.
Inscrição (análise do texto)
— Gratuita.
Custo para autores selecionados
— Não há custo para autores selecionados.
Direitos para autores selecionados
— Publicação digital.
Veja como participar*: clique para ler o Edital
IMPORTANTE: O portal Seleções Literárias divulga seleções e concursos literários organizados por terceiros. Inscrições, recebimento de textos, resultados, e pagamentos são de responsabilidade exclusiva da entidade organizadora indicada em cada edital literário. Leia com atenção o edital do seu interesse e salve uma cópia dele. Boa escrita!