Dossiê SOLETRAS 54 (Jan.-Abril. 2026): Justiça Social, Emoções e Decolonialidade na Formação de Professores de Línguas – até 01-12-2025 – Seleções Literárias

Dossiê SOLETRAS 54 (Jan.-Abril. 2026): Justiça Social, Emoções e Decolonialidade na Formação de Professores de Línguas – até 01-12-2025

✔ Estão abertas até 01-12-2025 as inscrições para Dossiê SOLETRAS 54 (Jan.-Abril. 2026): Justiça Social, Emoções e Decolonialidade na Formação de Professores de Línguas, uma iniciativa literária organizada por Gysele da S. Colombo-Gomes (UERJ) Luis Javier Pentón Herrera (Universidade VIZJA, Polônia) Ana Maria F. Barcelos (Universidade Federal de Viçosa, Br)..

País do edital:
Brasil

Podem participar:
Pessoas de qualquer país

A participação é restrita a:
Trabalhos inéditos de professores e pesquisadores, com titulação mínima de doutor, e de doutorandos em coautoria com professores e pesquisadores doutores vinculados a instituições de ensino e pesquisa nacionais ou internacionais.

Responsável:
Gysele da S. Colombo-Gomes (UERJ) Luis Javier Pentón Herrera (Universidade VIZJA, Polônia) Ana Maria F. Barcelos (Universidade Federal de Viçosa, Br).
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/about/contact?utm_source=selecoesliterarias.com.br

Proposta:
O chamado por uma formação docente fundamentada na justiça social e em perspectivas decoloniais não é novo, mas ganha urgência renovada diante do avanço do extremismo de direita, do retrocesso democrático e do acirramento de conflitos sociais, culturais e étnicos ao redor do mundo. Nesse cenário, refletir sobre os propósitos e rumos da educação linguística torna-se imperativo. Este dossiê convida contribuições que explorem o que tem sido feito — ou o que ainda precisa ser feito — para avançar na formação de professores de línguas comprometida com a equidade, o desenvolvimento socioemocional e práticas transformadoras. São bem-vindos estudos, narrativas e reflexões que desafiem paradigmas dominantes, incorporem o pensamento decolonial e coloquem no centro da formação as dimensões emocionais, éticas e políticas do ser professor de línguas hoje.

Tema:
Justiça Social, Emoções e Decolonialidade na Formação de Professores de Línguas.

Categorias temáticas aceitas:
Acadêmico

Formas literárias aceitas:
Artigos

Limites:
Extensão: entre 8 e 25 páginas (incluindo referências e anexos).

Prazo final para inscrição:
Até 01-12-2025

Taxa de inscrição:
Não há

Custo MÍNIMO para escritores selecionados:
Não há

Benefícios, ou prêmio MÁXIMO, para autores selecionados:
Publicação gratuita.

Leia e salve o EDITAL em:
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/announcement/view/1983?utm_source=selecoesliterarias.com.br&utm_source=selecoesliterarias.com.br

O resultado será divulgado em:
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/about?utm_source=selecoesliterarias.com.br

Dúvidas ou problemas:
Comunique à entidade responsável: Gysele da S. Colombo-Gomes (UERJ) Luis Javier Pentón Herrera (Universidade VIZJA, Polônia) Ana Maria F. Barcelos (Universidade Federal de Viçosa, Br).